Educação com muito amor

1.6.11

Ilustração da capa: Jefferson Rodrigues Oncken da Silveira

No ônibus, numa tarde qualquer de 2010, Eugenio sentou-se ao lado de uma simpática passageira. Ela perguntou como fazia para chegar em determinado lugar e dali nasceu amizade e principalmente admiração. Eugenio mandou uma mensagem para mim dizendo ter conhecido uma pessoa maravilhosa chamada Anecy Oncken, educadora e escritora.

A partir de então começamos a acompanhá-la pelo seu blog: http://anecyoncken.blogspot.com/ . Ali, ela conta suas experiências e vivências em família e em uma comunidade onde leciona em Morretes, cidade histórica do litoral paranaense.

Anecy enviou-nos convite para participarmos da sessão de autógrafos realizada em Morretes no começo de maio. Eugenio foi juntamente com minha sogra Sandra. Chegando lá, Anecy estava rodeada por seus pequenos alunos. Alguns deles estão descritos nas páginas de A borboletazul - relatos de uma professora rural, da All Print Editora. O título do livro se refere a uma história que Anecy criou para seus alunos sobre a borboleta azul que espalha o pozinho do amor por onde passa.

No livro, a professora conta diversas histórias encantadoras como a de um aluno que no dia das mães lhe presenteou com um chuchu envolvido em um laço vermelho, única coisa que ele tinha para oferecer. "Naquele dia, não só aprendi sobre a cultura do chuchu, como também a reconhecer o grande carinho do aluno em me presentear com o que ele tinha de mais valor: um chuchu!"

Outro episódio marcante é narrado por Anecy sobre o motorista do ônibus escolar, Sr. Gil, já falecido e de como sua morte foi sentida pela comunidade porque ele também, assim como Anecy, dava bastante valor aos alunos. "Agora seu Gil está lá no céu, talvez transportando os anjos de Deus, e nós, aqui, transportamos para o céu sentimentos de gratidão, lamentos e saudades, muitas saudades!"

Há histórias mágicas como o boi da cara preta que sempre salvava o caçula de determinada família em situações de perigo, mesmo quando cantavam para ele a música que Dorival Caymmi fez para sua filha Nana: "boi, boi, boi, boi da cara preta, leva essa menina que tem medo de careta".

Fala também das dificuldades das crianças e de suas famílias, coisas que nós, da cidade grande, com mordomias e confortos não conseguimos imaginar ou sequer explicar como existem pessoas vivendo na miséria e dos reflexos que ela imprime nas crianças. Muitas moram com a família, mas sem nenhum afeto ou atenção.

Todos os caminhos percorridos por Anecy e pessoas que conheceu durante esse trajeto descritos no livro fazem com que visualizemos todas as histórias. Parece até que estamos ali presentes, ao lado dela e de seus pequenos amigos.

Anecy tem consciência de que não conseguirá mudar o mundo, mas como disse, tenta ajudar seus alunos a mudarem seu mundo interior. Isso é uma lição para os professores que muitas vezes se desanimam e pensam em desistir da educação. Sabemos das dificuldades, o caminho é árduo, temos falta de incentivo, o governo faz pouco caso da educação, mas é preciso erguer a cabeça sempre, e tratar a todos com muito amor. É como a frase de Coelho Neto que ela escreveu na dedicatória do meu exemplar: "a educação pelo medo deforma a alma".


Noite de autógrafos e bate-papo do livro A Borboletazul, em Curitiba:

Local - Salão Frank d`Ferran - Shopping Novo Batel - Piso D - Curitiba
Data - 28/06/2011 (terça-feira), às 19h30

Reportagem sobre o trabalho de Anecy

2 comentários:

ANECY disse...

Nooossaa, Luiza,,, que linda homenagem! Meus olhos se encheram de lágrimas! Que Deus te abençoe por este tão lindo gesto! Beijos no seu coração e que a Borboleta Azul jogue bastante pozihao do amor em você e sua família.

Nathalia Oncken disse...

Que sucesso!! Que trabalho lindo!!