Macaco velho não mete mão em cumbuca

25.7.10


Sylvester Stallone falou besteira e desagradou alguns brasileiros, blá, blá, blá, a mesma ladainha. Mas, o Sportv fez pior ao veicular uma matéria ignorante sobre o Paraguai. Supostamente foi feito por pessoas que deveriam ter estudado e se livrado de alguns preconceitos. Já o ator que interpretou Rambo nos cinemas saiu com uma declaração espontânea e infeliz com relação às filmagens feitas aqui: "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado. Obrigado, Obrigado e leve um macaco!"

No Youtube, um português escreveu a seguinte opinião a respeito de um vídeo do Furo MTV em que os apresentadores ofenderam os portugueses: "Meus filhos, a vossa sorte é ter um país lindo que Deus vos deu... mas nós descobrimos e transformamos vós em pessoas civilizadas, claro que... depois de vos levar o ouro (mais um sinal de inteligência sobre vocês) (...) Isto ainda é um país de macacos sem educação nenhuma que tenta ridicularizar todo e qualquer tipo de nacionalidade que não seja a vossa... Este país para com o futebol! Ridículo".

Além de citarem os macacos, há duas outras coisas em comum entre a declaração do americano e do português, menosprezam o Brasil e mostram ignorância. Quando falam coisas desse tipo estão expressando ideia ultrapassada e fazem questão de expor isso a todos.

Vamos analisar. Portugal veio trazer a civilização, está escrito na observação. Mas, é certo que mataram e expulsaram índios. Isso é civilizar? Sim? Então, ok, eles civilizaram. Desde quando roubar é sinal de inteligência? Ainda somos um país de macacos sem educação, ou seja, estamos próximos dos seres humanos na escala evolutiva, não falamos, só grunhimos. As únicas coisas certas desse depoimento são: nós brasileiros ridicularizamos outras nações, sim, algo que sou contra. E, infelizmente, nosso país para com o futebol, o que realmente é um absurdo. Demais, apresenta estupidez.

Se ambos tivessem criticado o fato de no Brasil ainda não ter havido reforma agrária ou que a saúde pública é uma vergonha, apesar de pagarmos impostos altíssimos, tiraria o chapéu para eles. Mas, falar besteira de modo infantil, aponta que precisam amadurecer.

Stallone por ser celebridade, apesar de experiência no mundo da fama, ainda não aprendeu que exprimir arrogância pode fazer com que seu público diminua. Talvez o único proveito que se faça aqui no Brasil com relação a isso é a campanha de boicote a seu filme. Se, no entanto, fosse para apreciar cinema de qualidade, seria ótimo. Sabemos que vão trocar seis por meia dúzia e assistir a qualquer porcaria no lugar de Os Mercenários.

Um comentário:

Eugenio Hoch Junior disse...

Você deveria mandar esse texto para algum jornal grande.