De estudante e louco...

3.8.10


Sou veterana em ser caloura. Após iniciar o terceiro curso na faculdade - sendo somente um concluído - é interessante observar como as pessoas se comportam. Dizem que os virginianos são observadores, eu sou o oposto, pode um quadro estar pendurado na parede da minha própria casa e eu perceber que está ali somente duas semanas depois.

Mas, com relação aos novatos da universidade, não há como deixar de notar algumas características comuns. Quanto mais novo é o aluno na universidade, mais cheia é sua sala antes de começar a aula. Todos os calouros chegam antes do professor entrar na sala e esperam sentados ansiosos pela aula, animados, interessados, despertos. Com o tempo, nos últimos anos, chegam dez minutos antes do fim, assinam a chamada e ainda sentam no fundão para tirarem um cochilo.

Quem acabou de entrar na universidade apresenta estampado na testa a palavra calouro. Aí fica fácil os veteranos pegarem os mais perdidos para o trote. Uma dica: o prédio é grande e o número de alunos do seu curso e dos demais é enorme, então, não há como os quase jubilados saberem quem são os novos.

Se ameaçarem com trote diga: "sou desperiodizado, é capaz até de ser seu veterano". Se tiver cara de bebê, com seus 17 anos, aparentando 13, é só dizer que entrou no ano anterior, mas teve de sair porque não pôde cursar por problemas pessoais. Faça cara de louco como se estivesse acabado de sair de uma clínica psiquiátrica. Talvez depois de um tempo no curso quem sabe você precisará realmente de análise...

Nenhum comentário: