Somos melhores?

7.7.10
Jornalistas (?) do Sportv ofenderam o povo paraguaio em uma matéria sobre a Copa do Mundo. Compraram uma briga gratuita ao ironizarem a cultura, os pontos turísticos e a gastronomia do país vizinho. Dito espontaneamente, ao vivo, já seria um absurdo, mas foi pior: uma matéria pensada, editada, algo com bastante tempo para ser preparado. O Paraguai foi ridicularizado e chamado de "paraíso obscuro do mundo".

Já era de se esperar a reação dos paraguaios e com toda a razão para eles. Os jornalistas (?) não pensaram no preconceito que estavam veiculando? Quando fazem o mesmo com o Brasil, todos aqui saem em defesa, é como dizer nós podemos criticar nossa pátria, pai, mãe, irmãos, mas outros não. Sabemos dos problemas pelos quais o Paraguai passa, mas pensar que estamos muito acima é total ignorância, afinal, a maior desigualdade social do mundo ocorre aqui no Brasil. No ranking mundial de educação, estamos atrás do Paraguai (percebe-se com o despreparo dos jornalistas (?)). Então, para que se gabar de algo se somos iguais ou até piores? Além disso, nós, as colônias de exploração temos muito de miséria em comum.

Quando fazemos piadas com outros é porque nos sentimos ameaçados ou inferiorizados, como anedotas com portugueses, gaúchos, e no caso aqui do Paraná, com catarinenses. Os produtores da reportagem racista estavam se sentindo ameaçados pelo futebol paraguaio? Ou Larissa Riquelme causou inveja em nossas popozudas brasileiras? Nosso país também utilizou mulheres para chamarem a atenção, e foram inúmeras vezes.

O que há de errado conosco? Sentimo-nos melhores que os demais ou seria complexo de inferioridade descontrolado? De onde tanta arrogância, porque soltar foguetes a cada gol sofrido pela Argentina? Ou teriam sobrado fogos do dia anterior quando o Brasil não conseguiu marcar mais gols?

Maitê Proença foi outra a criar polêmica ao insultar os portugueses. Depois, no pedido de desculpa foi com aquela máxima: "brasileiro faz piada de tudo". Aquilo não passou de um humor (?) fácil e de mau-gosto. Humor inteligente não precisa humilhar o outro. Obviamente que os portugueses ficaram irritados.

Lembremo-nos de que o Paraguai quando estava se tornando um país promissor, Brasil, Argentina e Uruguai, a mando da Inglaterra, destruíram o país vizinho. A aula sobre a Guerra do Paraguai – denominada assim pelos brasileiros – provavelmente foi cabulada pelos nossos jornalistas (?). Assim fica fácil, três contra um e ainda com a Inglaterra por trás de tudo.

E é dos jogadores que cobramos atitudes contra o racismo...

Assista ao vídeo do Sportv:

Um comentário:

Vivi disse...

os brasileiros deviam era se envergonhar por ser o único país da América Latina que não carrega orgulho por suas raízes... e que se tornou um povo escravo da cultura americana.
Vivas aos hermanos!