Fechado

13.6.10
Paulo Roberto Falcão já disse, se o Brasil perder, Dunga será criticado, se ganhar, nem citarão o nome do técnico. A imprensa vive de polêmica, então, criar a discórdia é com ela porque venderá mais no dia seguinte. Só falar que a seleção ou a escalação estão boas não serve, o negócio é inventar controvérsias e depois "ouvir" o povão nas ruas. Sabemos perfeitamente que o Dunga participou de três Copas, sendo capitão em duas delas, e não apenas isso, mas um líder em campo e fora dele, afinal, era o único que aturava os ataques de estrelismo de Romário na conquista do tetra. No texto intitulado "A imprensa, o quarto adversário criado por Dunga" diz que Dunga foi o principal culpado pela derrota do Brasil em 1990. E os demais jogadores? Por que colocar a culpa em cima de apenas um? Não há uma equipe ali? Se fosse tão ruim não seria escalado em 1994 e 1998 por dois técnicos diferentes. Aliás, Dunga em 1994 foi o melhor lançador da Copa. Enquanto os demais jogadores não tinham iniciativa e atrasavam a bola para Tafarel, Dunga, do meio do campo, dava chutes certeiros para frente nos pés de Romário ou Bebeto. Além disso, um dos melhores desarmadores. A tal culpa pela perda para a Argentina há 20 anos foi criada pela própria imprensa. Se Dunga tivesse tanto rancor pelas críticas, nem teria aguentado a pressão quatro anos depois e, no entanto, foi um dos grandes responsáveis pela conquista do tetra. Estou escrevendo isso só porque não aguento mais tantas críticas da imprensa. Apesar de adorar futebol, acredito que “absurdo” – como classificou um jornalista hoje sobre o treino fechado do Brasil – é tanta coisa errada em nosso país que a imprensa finge não ver.

2 comentários:

Lili disse...

É isso aí! Também defendo nosso treinador porque, se não fosse bom, não estaria onde está. Se fosse carioca ou paulista, a imprensa não malharia tanto. Tem humorista por aí chamando de 'ditadunga' a dureza com que ele leva a Seleção. Mas eu apóio!

february star disse...

Legal que você escreveu isso exatamente uma semana antes do Tadeu Schmidt dar chilique...parece que estava prevendo.

Cada vez mais eu fico satisfeita com a minha decisão de me afastar do jornalismo tradicional. Não preciso nem explicar por quê.

Beijo