Chico, simplesmente

14.8.09



Minha história com Chico Buarque é assim, nunca o vi pessoalmente e é claro ele nunca a mim. Quer dizer, fui a um show dele em 1998 no Guairão com minha amiga Denise. Ou foi em 1999? A idade vai chegando e as datas vão se embaralhando.

Conheci Chico pela minha mãe, esta sim já teve a oportunidade de falar com ele nos idos da década de 1970. Ela foi a uma apresentação com uma amiga também. Depois, foram a um bar. Estavam sentadas e de repente chegou Chico Buarque e sua turma. Minha mãe, na maior cara de pau fez sinal com a mão e disse, "Chico, vem cá", e ele foi. Conversaram rapidamente sobre a apresentação dele. Chico agradeceu e foi se sentar com seus amigos. A amiga estava vermelha, com a cara quase a explodir. Envegonhada, desses acanhamentos que Curitiba causa desde a nascença, queria um autógrafo. Minha mãe, gaúcha desinibida, prontamente foi à sua mesa que estava rodeada de outras personalidades, assim como Sérgio Cabral, pai do atual governador do Rio de Janeiro. Minha mãe pediu autógrafo para sua amiga, mas Sérgio Cabral se intrometeu, falou alguma coisa enrolada e minha mãe respondeu, "não falei contigo, falei com o Chico". Obviamente que Chico na maior simpatia deu o autógrafo que nem era para minha mãe.

Quando eu era criança achava aquelas músicas muito chatas, não entendia, queria saber só de Balão Mágico. Com 15 anos fui realmente apreciar a obra de Chico Buarque. Primeiramente com as músicas de conteúdo político, depois as demais. Denise que foi ao show comigo, antes disso não entendia meu gosto musical, até que um dia me ligou quase chorando, "me apaixonei pelo Chico!". Havia escutado uma fita K7 de seu pai e adorou as músicas. Chico é assim, sempre encantador. Se você ainda não acha isso, quando conhecer melhor sua obra, vai também se encantar.

2 comentários:

Eugenio Hoch Junior disse...

Eu fiquei imaginando a cara da amiga de sua mãe. Deviam estar em um ambiente um pouco escuro, ou não muito claro, depende do ponto de vista, e mesmo assim deu para perceber que ela ruborizava de vergonha! Deve ter sido muito engraçado. O Chico podia ter sentado na mesa com elas. Ele iria se divertir horrores.
Beijos!

Odete Laura disse...

Judiação! Se eu pudesse te apresentava o Chico.