Cabelo, cabeleira, cabeludo, descabelada

30.5.08


A moda dita regras para os cabelos. Mesmo os que perdem fios a mais da cabeça, seguem certas normas. Homens têm pavor de se tornarem carecas, mas quando ficam com os cabelos ralos, preferem raspar o restante. Herbert Vianna é um exemplo. Mesmo sem memória, saiu do hospital com a careca brilhando depois do acidente com ultra-leve. Ao menos lembrou-se de raspá-la antes de aparecer diante das câmeras.

Permanente foi comum aos roqueiros na década de 80. Axl Rose por usar cabelos lisos e crespos e ainda cantar agudo e grave, fez com muitos pensassem serem dois vocalistas diferentes. Passada a década, a palavra crespo virou palavrão. Mulheres de cabelos encaracolados não possuem cabelos crespos e sim ondulados. Na atual década, nem isso mais existe, a ditadura das chapinhas tomou conta dos fios e deixaram as mulheres artificias.

Além dos alisamentos, a atualidade transportou as franjas das crianças para as cabeças femininas adultas. A maior representante, Aline Moraes, foi chamada por Célia Mara (Renata Sorrah) de avestruz de franja na novela das oito. Na eventual apresentadora do Jornal Nacional durante sábados e feriados, Carla Vilhena, não caiu bem. Sua cabeça parece ter ficado maior.

As não celebridades acabam seguindo os ídolos. Prova disso são as cabeleireiras que sugerem revistas com cortes de cabelos baseados em fotos de famosos. Quem faz algo ousado acaba depois se arrependendo ao se deparar com retratos do passado. O que fica bem para os excêntricos artistas pode não funcionar aos comuns, ou seja, a nós.

Um comentário:

Camila disse...

hduiashduiashdsa, bom eu uso cabelo ondeludo e nao aderi a moda do sempre liso, pq acho mto artificial alem eh claro de prejudicar o cabelo, mas moda eh moda e tem o nome de moda pq tdo mundo segue..entao q venha a proxima estação..

bjao