Outubro. Curitiba, inverno

10.10.09


Vamos relembrar as aulas de Biologia. Existem animais homeotermos e outros que são pecilotermos. Os primeiros mantêm a temperatura do corpo constante, como nós, os mamíferos, que mesmo deixando de mamar, carregaremos para o resto da vida essa denominação, assim como alguns apelidos de infância. Já os do segundo grupo variam a temperatura conforme a do ambiente. São exemplos os peixes, répteis e anfíbios. Ok, você deve estar pensando, aula de Biologia a essa hora? Não, apenas quero humildemente incluir nessa categoria os meus pés.

Meus pés são como termômetros, em dias quentes, eles esquentam demais e o resto do corpo fica mole. Em dias frios, ficam gelados e não há meias de lã suficientes. Neste caso, não é o corpo e sim a mente que é afetada e o mau-humor se instala.

Lagartear vem do costume de os répteis, inclusive o lagarto, ficarem expostos ao sol para se esquentarem. Como são os pés os responsáveis por locomoverem o resto do corpo, eles não perdem tempo, em dias frios, correm para a luz. O problema ocorre quando o dia está nublado, ou seja, quase sempre na cidade onde moro. Sem falar das chuvas que além de deixarem o dia mais frio, ainda molham os pés. Pronto, congelo até os ossos.

A primavera começou no final de setembro, durou cinco dias e agora em Curitiba é novamente inverno. Hoje fui ao supermercado e os funcionários estavam usando uns chapéus esquisitos. Pensei que fosse algo em comemoração ao dia das crianças, mas cheguei perto e li: "verão". Meu cérebro demorou para entender, afinal, o que é verão para uma curitibana? Mas, meus pés logo entenderam e não gostaram nem um pouco da ironia de tal supermercado. Tive que me segurar, os pés estavam querendo chutar todo mundo.

3 comentários:

Eugenio Hoch Junior disse...

Depois dizem que curitibano não tem senso de humor. "Verão" nos chapeuzinhos dos funcionários do Merdadorama (ops,falei!)? Eles estão sendo irônicos, todo mundo sabe que aqui em Curitiba só existem 2 estações do ano: Frio e Chuva.
Gostei do texto, profe.
Bjs

Lígia O. disse...

Ana Luiza!!! Adorei esse texto, boas risadas. E meus pés concordam plenamente.

* disse...

Hahahaha! Óptimo texto, como sempre! Ano passado, quando estive aí em novembro, peguei o finalzinho do inverno :P