Nosso Colorado

8.11.09



Torcer por um time significa o quê? Não exatamente com os outros, mas comigo, é uma aceleração no coração cada vez que vejo o símbolo do Internacional. É como ser estrangeiro e ver a bandeira do Brasil, é se sentir em casa mesmo estando longe dela. Quando vejo qualquer coisa relacionada ao meu time, não é somente futebol que me vem à cabeça, é um conjunto de sentimentos, amizade, saudade, afeto familiar.

Ver a torcida no Beira-Rio toda agasalhada, num "frio de renguear cusco" e assim mesmo ali, torcendo com zero grau na cuca, me lembra Porto Alegre e da época em que lá morei. Já era colorada quando fui para lá. Fazer amizade com pessoas maravilhosas como Josiane, Maíra e Vanessa foi uma grande surpresa e sendo as três coloradas, cada vez que vejo imagens de torcedores do Inter pelas ruas de qualquer cidade do Rio Grande do Sul, lembro-me das três.

Ligar a televisão para ver uma partida importante é visualizar as primas de joelhos em frente à tela, perdendo a voz de tanto gritar. O Inter faz a conexão de nós quatro, cada uma em um estado diferente, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná. É quase uma telepatia, todas se lembram das demais e lá se vão as mensagens por celular.

Assistir a uma matéria sobre o Colorado é imediatamente passar a mão no telefone e ligar para minha mãe, “coloca em tal canal, está passando o Colorado” ou “viu o que falaram do Colorado”? Assim mesmo, Colorado, porque a intimidade de chamá-lo desse modo não é para todos, somente para os torcedores ou por quem com muito respeito tem carinho pelo time.

Acompanhar qualquer partida é lembrar que minha mãe já não pode mais assistir aos jogos porque dá taquicardia e gritar a plenos pulmões goooool como se ela pudesse escutar do outro bairro e ao menos ver o replay do gol para novamente desligar a televisão e torcer sem ver.

Ganhar um campeonato e depois pessoas que nem torcem para o Inter ligarem no mesmo instante dizendo que estavam na torcida por nossa causa é saber que somos queridos. De uma forma carinhosa, chamam o clube de Colorado.

O Internacional não é um time do Rio ou de São Paulo para ser badalado, mas também não é pouca coisa, visto que já ganhou três títulos do Brasileirão e ultimamente conquistou campeonatos importantes. É um time que peleia e por isso, não há como ignorá-lo. Por não morar no Rio Grande do Sul, não é todos os dias que vejo alguém com a camiseta do Inter. O raro então torna-se mais interessante. Encontrar o símbolo onde moro é como achar um tesouro. Pronto, tudo vem à mente, a mãe, as amigas, as primas, Porto Alegre. Melhor assim, um time que às vezes explode para depois ficar por ali no meio da tabela. Assim não enjoa ninguém e sempre continuará querido até mesmo por quem nem curte o Colorado.

2 comentários:

* disse...

QUE LIIIIIIIIIINDO!!!!
:D

Anônimo disse...

Que neste domingo estejamos unidas em pensamento quando o colorado entrar em campo. Maíra