Davi e Golias

19.1.09


Há tempos estou para escrever sobre as aves e em como esses bichos me fascinam. Sou leiga no assunto, prova disso foi quando descobri há poucos anos como era o bem-te-vi, barriga amarela, cabeça branca e uma listra preta sobre os olhos, parecendo uma venda. E eu achava que o bem-te-vi fosse o pardal.

Ao mesmo tempo em que admiro, também temo alguns. Hoje, ao voltar para casa, já escurecendo, um quero-quero no caminho me encarava com aqueles olhos vermelhos. Tenho medo porque, como o ninho fica no chão, os pais fazem de tudo para proteger os ovos e atacam os invasores. O bicho ao invés de me dar bicadas, fugiu. Mas eu é que estava com medo. Cada qual correu para um lado, como E.T. e Eliot, só não houve gritos.

Hitchcock transformou inofensivos passarinhos em assassinos impiedosos no filme Os pássaros de 1963. Agora, não mais na ficção, querem culpá-los pela queda de um avião nos Estados Unidos. No Brasil as aves também são estraçalhadas pelas turbinas. Os pássaros estão onde sempre estiveram, no ar voando. É natural, aqui ou lá. O que não é normal é o homem voar. Irmãos Wright para os americanos e Santos Dumont para os brasileiros inventaram o avião. Outros aperfeiçoaram e criaram um monstro de aço que pesa toneladas para voar competindo com as frágeis aves o espaço aéreo. E que estrago os pequeninos fazem nos grandões.

2 comentários:

Eugenio Hoch Junior disse...

É verdade. Mas vc tem que ter medo é dos pombos, aqueles ratos voadores! Os pássaros de Hitchcock não eram de rapina. O desenho do bem-te-vi (bentevi? bem te vi?)está bem legal! No começo pensei que fosse um pinguim (antes pingüim) caracterizado para o carnaval mas depois vi que não era. E a perspectiva do desenho está muito boa, como se tivesse tirado a foto do chão, de baixo para cima. Seus desenhos daqui a pouco não vão ser mais toscos.
Bjs querida amada!

february star disse...

eu concordo com o eugênio...vc tem que começar a piorar sua técnica, garota.

e não é à toa que edith piaf era chamada assim...os pássaros são das criaturinhas mais delicadas desse planeta, embora também saibam impôr respeito. ao contrário de nós, que somos brutos e não respeitamos nossa própria espécie.

beijos, minha amiguinha