Nós, as marionetes

7.12.08


A pergunta que não quer calar, por que na semana passada William Bonner foi a Santa Catarina depois da enchente que desolou várias cidades? Para mostrar a gravidade da situação. Outra pergunta, por que então não deixar na mão dos profissionais catarinenses a veiculação dos fatos? Porque Bonner, ao deixar a bancada do Jornal Nacional e ir pessoalmente ao front, quis mostrar que não fica somente sentado editando e lendo as notícias de segunda a sexta.

Ao fazer isso, ele mostrou que os demais repórteres, no caso os jornalistas da RBS TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, não possuem competência para transmitirem as notícias. Ou porque achou que ele e não os demais passaria mais credibilidade. Se o acontecimento não é em São Paulo, São Paulo vai até o acontecimento.

Esta semana, a revista Veja publicou edição sobre os estragos em Santa Catarina. A capa já é uma demonstração de manipulação para emocionar. "A primeira vítima", diz a frase acompanhada da foto de uma menina de três anos. Ao choque de ver uma criança como "a primeira vítima", surge uma dúvida, como saber exatamente quem foi a primeira pessoa a morrer depois do temporal e dos deslizamentos de terra?

Os editores tanto da televisão, quanto da revista têm como objetivo manipular o que os brasileiros comentarão no dia seguinte. É como se eles colocassem o assunto na boca de cada um. A conversa de hoje será determinada por eles nos ônibus, nas ruas, nas casas e no trabalho. Quanto mais puderem sensibilizar, mais se falará sobre o assunto.

O caso de Santa Catarina foi apenas um exemplo. Obviamente será notícia enquanto o estado precisar de socorro. Mas, e o caso Isabela Nardoni em que fomos bombardeados por mais de um mês com matérias que não apresentavam novidades? Pense nisso cada vez que assistir aos telejornais ou ler revistas.

2 comentários:

Eugenio Hoch Junior disse...

Novamente um texto conciso e bem redigido. Os jornais e noticiários em sua eterna manipulação dos fatos para sensibilizar a raia miúda só conseguem fazer com que essas pessoas pouco instruídas tenham o que comentar no dia seguinte para, logo depois, outra notícia aparecer e eles logo esquecerem a anterior. Pouquíssimos percebem isso, mas a Rede Globo e a Veja são as que mais influenciam o indivíduo com suas notícias com suas matérias rasas.

* disse...

"RBS, Zero Hora e Olívio Dutra mentem!" :P
A imprensa é assim porque as pessoas são doentes...ou elas são doentes porque a imprensa é assim? Quando aconteceu aquele caso da menina jogada pela janela (que o goleiro do Juventude não pegou - tá, eu sei, não é hora de piada!) eu fiquei pensando muito no sensacionalismo dos nossos jornais e tentando descobrir quem alimenta quem. O ser humano tem uma relação estranha com a tragédia. Quando se passa por um acidente de carro na rua, por exemplo, sempre tem uma penca de gente olhando, "urubuzando". E aí eu fico pensando se não é esse "comportamento de urubu" das pessoas que faz com que a imprensa explore um caso até não poder mais, arme um acampamento em frente ao prédio onde acontece um seqüestro e essas coisas todas. Espectador para isso sempre vai existir. Mas eu sempre olho para o outro lado quando vejo um acidente de carro! :P