Nada acontece na Ipiranga com a Erico Verissimo

18.11.08



Deu pra ti é uma expressão gaúcha e significa "chega", "acabou", "vá embora". No final de 1979, Nei Lisboa e Augusto Licks montaram um show chamado Deu pra ti, anos 70, uma espécie de adeus à ditadura. Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti foram os responsáveis pela produção do evento e mais tarde transformaram a idéia em filme com o mesmo título. Em 1982, Kleiton e Kledir compuseram Deu pra ti, música cujo refrão é conhecido por muitos, "Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau". Outro trecho diz "Que saudade da Redenção, do Fogaça e do Falcão". Redenção é o Parque Farroupilha, José Fogaça, político e compositor e Falcão foi grande ídolo da torcida colorada, três vezes campeão brasileiro pelo Internacional na década de 1970.

Pois os irmãos devem ter se arrependido da homenagem a Fogaça, atual prefeito de Porto Alegre pelo PMDB. Quem vai à cidade hoje se espanta. Os mendigos estão espalhados pelas calçadas sem nenhuma perspectiva. A prefeitura atual fechou com muros a parte inferior de algumas pontes da Avenida Ipiranga. Nesses locais, mendigos e moradores de rua deixavam seus pertences para, durante o dia, fazerem pequenos trabalhos já que oportunidade de emprego não têm. O mais interessante é que a primeira ponte a ser fechada foi a da esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Erico Verissimo, justamente próximo ao prédio do Jornal Zero Hora, defensor da elite e da política do prefeito.

Fogaça, defensor das Diretas Já! e da Constituinte mudou. Agora os mais pobres são tratados a pontapé pela polícia para não permanecerem nos locais por onde passa a classe média porto-alegrense. Nem mesmo embaixo da ponte é lugar garantido para os que não possuem moradia, afinal, foram expulsos de lá. Fogaça que um dia compôs Vento Negro: "Não creio em paz sem divisão", com uma letra bonita para ser cantada, mas nunca colocada em prática, ao menos não por seu compositor.

4 comentários:

Unknown disse...

Disse tudo. Nunca fui pra lá mas meu pai disse que ficou estupefado com o que viu. Pontapé é tuuudo junto.

Eugenio Hoch Junior disse...

Obrigado por ter corrigido o texto no meu blog, eu ia arrumar o seu mas o Neko não deixou. Bicho ruim esse. Beijoz

Luiza Prestes Karam disse...

Ok, Neko filhote, obrigada pela correção. Já arrumei.

Eugenio Hoch Junior disse...

Melhore, meu amor.