Quintana e meus amigos

25.11.08
Licença para colocar foto ao invés de desenho.


Do lado de fora

Se Porto Alegre possui a Casa de Cultura Mario Quintana, Curitiba homenageia o poeta com o Quintana Café e Restaurante. Claro, guardadas as devidas proporções, mesmo porque a Casa de Cultura era o Hotel Majestic e lá cabem mais espaços como cinema, biblioteca, museu, teatro, restaurantes, oficinas, exposições, e o que mais eu estiver esquecendo, ah, sim, o fantasma do próprio Quintana.

Apesar do Quintana Café ser um restaurante, com temperos deliciosos, também conta com uma biblioteca de alta qualidade. O visitante/leitor pode fazer empréstimo das obras. A biblioteca recebe várias novidades a cada mês.

Melhor do que comer bem e ver as paredes e cardápios cobertos de poemas de Mario Quintana é estar bem acompanhada. Eu, Lili, minha prima gaúcha, seus amigos, e agora também meus, Marco Aurélio de São Paulo e a catarinense Joana, demos boas risadas. Quando todos já estavam sentados, comentei que em nossa mesa cada um representava um estado brasileiro diferente. Prontamente, Rogério Moreira, garçom que nos serviu, chegou perto, levantou o dedo como um aluno que pede a vez e disse: "eu sou da Bahia". Estava feita a mistura com sotaque e regionalismo particulares.

Só em visitar o site já dá para perceber a sofisticação do lugar. Quem vier a Curitiba, não se arrependerá em conhecer o local.


O único que pode fumar no recinto

2 comentários:

* disse...

Combinei com a Ane e a Fernanda (minhas colegas da residência) de a gente passar um fim de semana aí em janeiro! Queremos conhecer o verdadeiro verão curitibano, hahahaha! Esses dias vividos aí vão deixar muita saudade. Fazia tempo que eu não era feliz assim! :)

Eugenio Hoch Junior disse...

Aqui já tem um café do Quintana, agora se a Luiza encontrar qualquer outro lugar que tenha o Inter, Chico Buarque e Elis Regina; aí sim a felicidade estará completa.
Absurdo o preço do feijão, né?