O carteiro e a greve

18.7.08


Suas contas não chegaram, o que fazer? Reclamar? Xingar a mãe do carteiro? Que tal fazer o contrário, procurar saber como ter em mãos a fatura de outra forma e dar mais valor ao trabalho dos funcionários do Correio?

Esse povo trabalha pra valer, anda muito debaixo do sol e da chuva. Passa calor, frio e ganha pouco. Faz paralisação, o governo promete melhorar sua condição de trabalho, mas não cumpre o acordo. Aí há outra greve e a mídia cai em cima dos carteiros como se fossem uns desocupados, uns vida mansa que não gostam de trabalho.

É fácil fazer a opinião pública ficar contra eles. Para quem ganha mais e lê o texto em frente ao teleprompter refrescado por ar condicionado é simples condená-los. Quanto a nós, só damos conta do importante trabalho dos carteiros e carteiras quando as correspondências não chegam.

O ataque de cachorros a carteiros é assunto para humor. Mas, quando eles realmente são mordidos ou mutilados não há motivo algum para rir. Eu vi, certa vez, uma carteira tentando colocar a correspondência na caixa de cartas. Um cocker latindo furiosamente a atrapalhava. Quando tentou mais uma vez a missão impossível, o cachorro arrancou o envelope de sua mão e o estraçalhou. Azar de quem deixou o cão solto e perdeu sabe-se lá que importante carta. Isso foi somente uma pequena demonstração de que a própria população é responsável também pela segurança desses trabalhadores, que aliás, é uma de suas reivindicações.

Nenhum comentário: