Dose-dupla

27.4.08

Meia-luz, passos silenciosos, vozes em cochicho. Sinal de que há bebê em casa. Essa criaturinha nos força a ter serenidade para poder relaxar e ter um sono tranqüilo. Nunca havia parado para pensar, nove meses é muito pouco e no entanto do ventre sai um ser humano perfeito em miniatura.

Isso tudo para contar a novidade, não tão nova assim: há dois meses nasceu minha primeira sobrinha. Deus é sábio, com apenas uma célula se dividindo em duas, quatro, oito e clivagem, mórula, blastocisto (ah, as sonolentas aulas de Embriologia) e Lorena! Nada de cara de joelho. Aliás, os joelhos de bebês são tão bonitos que dá vontade de morder. Um dia ainda experimento essa gostosura.

Lorena foi meu primeiro sentimento mais próximo de maternidade. Não me canso de vê-la dormir ou tremer o queixinho quando chora. Para ela, não importa de quem é o colo. O importante é estar em cima de alguém para subir e descer suavemente no ritmo da respiração do corpo que se faz de cama.

Às vezes é manhosa como a tia um dia foi. Outras, gulosa como o pai. Seu alimento preferido, a própria mãe, como disse certa vez. Adora a hora do banho. Bate as perninhas tentando nadar. Não é só para ela a hora mais divertida, para nós que a assistimos também. Pára de chorar quando alguém canta para ela. Curte música, esses dias sorriu quando eu cantava o Hino Nacional no ritmo de Fafá de Belém, bem na parte do "ó, Brasil, florão da Amééééérica". Provavelmente pensando "ah, fala sério, tia, nosso país é isso mesmo?"

Quando começar a ficar maior, a nos deixar sentindo saudade da meiguice de um recém-nascido, já terá nascido em setembro minha outra sobrinha, Luana, filha de meu outro irmão. E tudo recomeçará deliciosamente...

2 comentários:

valéria mello disse...

Ainda não tenho sobrinhos, mas senti uma coisa mais ou menos assim quando os filhos de uma prima que morou algum tempo aqui em casa nasceram. Especialmente a caçula, mais próxima por ser afilhada dos meus pais. Ela acabou de completar doze anos!

José Vitor Rack disse...

tenho quatro sobrinhos e atualmente babo pela Maria Eduarda, minha primeira sobrinha neta. passe lá no meu álbum no Orkut e veja se não dá vontade de morder!

beijo.

SINOPSE INACABADA

IDÉIA NOVA