Vantagens da limpeza

3.3.12
Estava eu arrumando várias coisas, organizando papéis, jogando alguns fora e outros tantos que não sei porque, mantive por anos em pastas. Desde os meus 15 anos, anoto poemas de que gosto. Copio de livros em um caderno que agora me desfarei digitando para um documento do Word. Por quê? Ora, para guardar menos entulhos e para facilitar a procura, é só teclar Ctrl + L e digitar uma palavra-chave que encontrarei o poema que desejo reler.

Havia um projeto em Porto Alegre (talvez ainda exista) chamado Poemas no Ônibus em que alguns poemas eram previamente selecionados e fixados nos vidros dos ônibus para que os passageiros lessem. Lembro-me de ter anotado um em meu caderno:


Nunca quis
Que minha vida fosse
Parada, quieta, vazia.
Esse tédio só me agonia
Esse marasmo não me faz bem.

Fico só pensando bobagem
Enquanto o ônibus não vem.

Cezar Dias

Hoje, 14 anos depois, resolvi procurar informações sobre Cezar Dias e encontrei seu blog: http://homenzinhocapenga.blogspot.com/

Gostei muito deste outro poema:

Retorno

a casa da minha infância
fica há quase
40 anos daqui

distâncias de não percorrer
que jeito têm?

há 12 andares
de luxo e sacadas
sobre minha casa de madeira

e sinal nenhum
dos pessegueiros

dia desses
andei andei andei
e (impossível?) cheguei
à casa da minha infância:

foto em preto e branco
num álbum esquecido
dentro do armário

Cezar Dias

Nenhum comentário: