Diploma

7.7.08



Não terás profissão alguma. Esse foi o título dado para a campanha criada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A referência foi tirada do título do livro de Inácio de Loyola Brandão, “Não verás país algum”. A Fenaj está preocupada porque o Supremo Tribunal Federal está para votar recurso sobre a não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Qual é a real necessidade do diploma no caso dos jornalistas, se os melhores do país que já ocuparam redações não eram formados na área, assim como Loyola Brandão, repórter e escritor? Basicamente, são requisitos necessários para a profissão, ética e domínio da Língua Portuguesa. O resto se aprende na prática. A credibilidade se conquista com os anos, podendo se perder em uma única matéria. Os contatos se fazem no trabalho.

Concordo que o jornalista deva ter um curso superior, mas não especificamente o de Jornalismo. As disciplinas do curso são um apanhado de várias outras áreas, História, Lingüística, Direito, Psicologia, Administração, entre outras, como Literatura, para fazer títulos criativos como o da campanha.

Quem sai perdendo? As faculdades, as milhares que se procriaram graças a ajuda de Fernando Henrique Cardoso e seu fiel escudeiro, o ex-ministro da Educação e atual deputado federal, Paulo Renato Souza. O que será dessas faculdades e universidades privadas? Como se sustentarão? Claro que o Supremo votará a favor do diploma. Os onze ministros sofrerão muita pressão. Afinal, quem a federação representa, os profissionais ou os donos de instituições de ensino? Precisa responder?

2 comentários:

Camila disse...

Pois, e qndo alguem diz que vai cursar jornalismo as pessoas dizem, ba esse ai nao tem futuro, porque é dificil conseguir exercer a profissão. São muitos lutando pelos poucos cargos. Eu sou até a favor de extinguir o curso, porque quem quer ser jornalista se caso nao conseguir entrar no ramo, pode até exercer outra profissão.

beijos

february star disse...

Excelente abordagem do tema, como sempre! Concordo inteiramente com você, cada vez mais acho que estou nessa faculdade porque não me vejo fazendo outra coisa que não Jornalismo...mas bem que eu podia cursar História ou algo parecido para me especializar nisso e receber meu diploma mais feliz.

Que bom que você voltou a escrever, cara coleguinha!

Um beijão.